CASES

Consulta Popular

Governo do Estado / RS

Votar nunca foi tão fácil: uma campanha com linguagem clara e conteúdo instigante.

O desafio.

O Rio Grande do Sul é conhecido por sua história de envolvimento popular na gestão pública. O estado foi pioneiro ao lançar o Orçamento Participativo (OP) em 1989, o que permitiu a participação da população na alocação de recursos e priorização de obras. Atualmente, o programa é conhecido como Consulta Popular e tem enfrentado uma queda na participação da sociedade. Para contornar isso, o Governo passou a adotar plataformas digitais de votação, e o processo é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes enviam ideias de melhorias para suas regiões por meio de um aplicativo. Na segunda fase, os projetos são avaliados por uma equipe técnica e os cidadãos votam nos projetos escolhidos. O desafio consistia em tornar a segunda fase mais conhecida, atraindo a população para votar nos projetos e contribuir para o desenvolvimento do estado.

A solução.

A solução encontrada centralizou-se no ponto crucial da votação da Consulta Popular: realizar a fase 2 do processo pelo WhatsApp em 2022, para tornar a participação cidadã mais simples e conveniente. Para isso, criamos uma campanha com linguagem de fácil entendimento e conteúdo instigante, que abordou diretamente a votação via aplicativo de mensagens. A campanha foi visualmente unificada por meio de uma ilustração 3D que mostrava uma pessoa clicando na tela de um celular, tornando os materiais mais atraentes e acessíveis ao público. Além disso, o uso do telefone celular como representação serviu para disseminar informações sobre a votação, gerando uma variedade de possibilidades para a campanha. Todas as peças foram direcionadas ao site da Consulta Popular, onde os projetos disponíveis para votação e informações sobre o programa estavam disponíveis, com o objetivo de levar o público a participar.

O resultado.

Os resultados da campanha superaram amplamente as expectativas. Em apenas 16 dias, foram contabilizados mais de 137 mil votos na segunda etapa da votação, o que representou um aumento de 22% em relação ao ano anterior, quando menos de 113 mil pessoas participaram. Esse forte aumento pode ser diretamente atribuído ao desempenho excepcional da campanha nas redes sociais, onde seu impacto foi 307% superior ao que havia sido previsto no início do período.
137 mil

votos em apenas 16 dias.

+ 307%

de impacto em relação ao projetado para as redes socias.