De vilã a protagonista: Como a campanha 'Carne Suína: é boa, é pra você' mudou a percepção do público.
O desafio.
O SIPS, sigla para Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul, é a entidade que representa as agroindústrias envolvidas na integração, abate e processamento de carne suína. Nos últimos anos, a situação econômica do Brasil tem sido delicada, afetando diretamente o consumo de itens cotidianos como a carne, que se tornou menos comum devido ao seu alto preço. No entanto, historicamente mais acessível, a carne suína é uma alternativa mais saudável e econômica em comparação com outras carnes. O SIPS identificou essa oportunidade para impulsionar o consumo e fortalecer as vendas. Contudo, ainda há certo desconhecimento e preconceito em relação às qualidades e propriedades da carne suína, e a campanha precisou iniciar um movimento para mudar essa realidade.
A solução.
Essencialmente, o objetivo da campanha era mostrar ao público que o consumo de carne suína é uma opção saborosa e acessível. Para alcançar um grande número de pessoas, criou-se um conceito empático, simples e direto que pudesse falar com diferentes públicos consumidores da carne suína: "Carne suína: é boa, é pra você".
A estratégia foi desenvolvida para atingir perfis pré-determinados que representassem diferentes públicos consumidores da carne suína. Foi criada uma família de personagens, representada visualmente através de ilustrações, para ser a face da campanha. Cada peça trazia um protagonista interagindo com ações diretamente ligadas ao cotidiano e ao consumo da carne suína.
A comunicação foi integrada nos ambientes off-line e on-line. Foram produzidos materiais para rádio, mídia exterior e TV, além do patrocínio do programa El Topador, do SBT, onde o apresentador ensinava como preparar a carne suína. Também foi desenvolvido um site com informações e receitas e foram realizadas diversas ações com influenciadores ligados à gastronomia. A campanha também incluiu ações de não-mídia nos pontos de venda, com a entrega de folhetos explicando os benefícios da carne suína para quem trabalha com ela e adesivos com o selo para aplicação em balcões e freezers de carnes.
O resultado.
Durante os primeiros 30 dias de veiculação, a campanha teve um alcance significativo. O site www.carnesuina.com.br registrou mais de 30.500 acessos únicos e mais de 580 mil impressões em redes de display, pesquisa e no Spotify. O programa especial El Topador alcançou 13 milhões de impactos em TV, enquanto as ações de rádio atingiram 4,2 milhões de ouvintes e a mídia exterior gerou quase 3 milhões de impactos. As redes sociais também foram bem-sucedidas, com mais de 640 mil contas no Instagram alcançadas e 74 mil interações de engajamento provenientes das ações realizadas com os influenciadores. Esses números demonstram que a campanha foi eficaz em chamar a atenção do público e despertar o interesse em relação à carne suína.
30 dias
de veiculação.
+ 30.550
acessos únicos no hotsite.
+ 580 mil
impressões em display, pesquisa e Spotify.
13 milhões
de impactos no El Topador.
+ 640 mil
contas no Instagram alcançadas.
+ 74 mil
interações de engajamento.