CASES

Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Ministério Público Federal / RS


Campanha "Agro sem tóxico": integração on e off-line, com impacto em todo o Rio Grande do Sul.

O desafio.

O Ministério Público Federal tem, entre suas funções constitucionais, o dever de dialogar sobre interesses coletivos, como, por exemplo, os impactos dos agrotóxicos na vida das pessoas. Em 2013, em parceria com outras instituições, o MPF criou o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) com o objetivo de debater e buscar soluções para questões ambientais e de saúde relacionadas a esse tema. No entanto, apesar da importância do Fórum, grande parte da população ainda desconhece sua existência e os impactos nocivos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente. Por isso, a campanha do FGCIA e do MPF teve como desafio principal romper esse desconhecimento.

A solução.

Desenvolvemos uma campanha abrangente para todo o Rio Grande do Sul, com total integração entre os meios on-line e off-line, já que se tratava de uma comunicação ampla. Optamos por falar com a população do campo através de rádios do interior, e com a da capital através de spots em linguagem específica para cada perfil de público. Além disso, utilizamos TV aberta, mídia exterior e entrega de materiais de não mídia para ações de ativação em eventos. Na campanha digital, marcamos presença em redes sociais, portais segmentados, rede display programática, rede pesquisa e YouTube. Todas as peças direcionavam o público para um site com informações sobre os impactos dos agrotóxicos e a agroecologia. Para chamar a atenção dos gaúchos, decidimos nomear produtos comuns do dia a dia com o nome de "Agrotóxico", passando a ideia de que esse tipo de substância está presente em nossas vidas de maneira quase invisível. A mensagem das peças ainda contava com o apoio da chamada "Algumas substâncias não deveriam fazer parte das suas refeições". Optamos por impactar inicialmente as pessoas e, somente depois, transmitir o restante do conteúdo, garantindo melhores resultados e absorção da mensagem. Toda a campanha estava unida sob o mesmo conceito: "Agro sem tóxico".  

O resultado.

Durante os 60 dias de veiculação, a campanha obteve mais de 15 milhões de impactos em TV, rádio e mídia externa. O site da campanha recebeu 8.859 visitantes únicos, com uma média de 147 visitantes por dia. A seção "campanha publicitária" do site recebeu 24% dos acessos, o que demonstra o interesse do público pelo conteúdo disponibilizado. Na entrega de mídia digital, foram obtidas mais de 1,6 milhão de impressões de banners display. A estratégia de anúncios no Google resultou em mais de 4,6 milhões de impressões, enquanto o filme da campanha, dentro da estratégia de YouTube, foi assistido mais de 54 mil vezes, gerando 2.606 cliques para o site. No total, a estratégia de mídia digital obteve mais de 6,4 milhões de impactos. A campanha alcançou diferentes públicos, que levaram a mensagem do "Agro sem Tóxico" para outras pessoas, expandindo o conhecimento e a conscientização obtidos.     
15 milhões

de impactos no off

6,4 milhões

de impactos no digital.

8.800 visitantes

únicos no hotsite.

60 dias

de veiculação.